Santa Cruz do Sul fortalece articulação contra o AVC com apoio do IMCer

Com o olhar voltado para a prevenção e o enfrentamento qualificado do Acidente Vascular Cerebral (AVC), o município de Santa Cruz do Sul recebeu, nesta semana (29/04), uma comitiva do Instituto Mente e Cérebro (IMCer) em uma agenda estratégica articulada com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) do Rio Grande do Sul (RS). A missão da visita: promover alianças intersetoriais para enfrentar um dos principais desafios de saúde pública no Brasil.
A jornada teve início na Secretaria Municipal de Educação, onde a proposta de educação em saúde foi apresentada por Diógenes Zãn (IMCer) e Vanessa Dias (SEDUC/RS) como uma ferramenta de transformação cultural e social. Em pauta, a possibilidade de inserir conteúdos de prevenção ao AVC nas escolas municipais e estaduais, com projetos como o FAST Heroes, que já tem histórico internacional de sucesso na educação infantil sobre sinais de alerta do AVC.
Em seguida, a comitiva foi recebida pelo secretário municipal de saúde, Rodrigo Rabuske, em uma reunião produtiva que contou com a presença de Vinicius Carvalho (Boehringer Ingelheim) e Dayane Diehl, representante da Iniciativa Angels, movimento global que promove o aperfeiçoamento da atenção ao AVC. No encontro, ficou clara a disposição das lideranças locais em integrar esforços e avançar com ações concretas. Como desdobramento imediato, foi criado um grupo de trabalho para construir os próximos passos da proposta, com foco na criação de fluxos assistenciais, treinamentos para profissionais da saúde e fortalecimento da rede de resposta rápida ao AVC.
Durante o almoço com os neurologistas Marcelo Vione, Ariádene Spig e Mariana Motta, o IMCer teve a oportunidade de aprofundar o entendimento sobre os desafios locais na condução dos casos neurológicos e compartilhar experiências de outras regiões onde a linha do AVC já foi estruturada com sucesso. A escuta qualificada e o alinhamento técnico demonstraram o potencial de uma colaboração sólida entre os especialistas locais e a equipe do IMCer.
Ver essa foto no Instagram
Encerrando a agenda, Diógenes Zãn esteve em reunião com o superintendente do Hospital Ana Nery, Gilberto Gobbi, que se mostrou aberto à cooperação e entusiasta da possibilidade de inserção do hospital em uma rede colaborativa, com suporte remoto especializado e protocolos integrados. A visita reforçou a vocação do Ana Nery para inovação e melhoria contínua na assistência.
O próximo passo já tem data: na próxima quarta-feira, 7 de maio, às 13h30, uma nova reunião será realizada com a direção do Hospital Santa Cruz, consolidando o avanço das articulações para a estruturação de uma linha de cuidado ao AVC no município.
Com ações que unem saúde, educação e inovação, o IMCer reafirma seu compromisso com a transformação do cuidado por meio de projetos que geram impacto real. A presença em Santa Cruz do Sul exemplifica como a atuação conjunta entre instituições públicas, iniciativa privada e especialistas pode se traduzir em políticas eficazes, com foco em prevenção, resposta rápida e reabilitação. O caminho está sendo construído – e ele começa com conhecimento, cooperação e compromisso com a vida.